Depiladora - A profissão mais íntima do mundo

| 4 min de leitura

Categoria: Dicas de Beleza

Depiladora
Depiladora

Desde o século XX até os dias de hoje, a depilação virou ritual de beleza para pessoas no mundo inteiro. Com isso, nasceu o profissional de depilação, que conhece os segredos mais íntimos dos clientes e ajuda no bem estar e na auto estima de mulheres e homens

Desde a antiguidade as mulheres se depilam. Há relatos do Egito antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem à técnicas de depilação com cera, conhecida como cera egípcia. No Brasil, na carta que Pero Vaz de Caminha fez, relatando suas impressões sobre o país, já trazia o registro de que as índias não possuíam pelo pubiano, imaginando-se, então, que por genética haviam nascido sem eles. Mas, depois, descobriu-se que elas raspavam os pelos com espinha do peixe.

Na idade média, por haver uma preocupação muito grande com o pudor, o hábito de tirar os pêlos era condenado, e quem ousasse fazer isso poderia até mesmo ser acusado de bruxaria ou heresia condenado a morte por vaidade. Já no século XX, as coisas mudaram, as roupas foram ficando mais curtas e justas, o corpo da mulher mais amostra e com isso, o estímulo para a depilação se intensificou. Afinal, não era muito agradável mostrar axilas e pernas peludas. Depois dessa época, o hábito de arrancar os pêlos passou de um conceito de estética para um hábito de higiene pessoal.

Com a preocupação com a beleza e os cuidados de higiene pessoal, o hábito de se depilar passou a fazer parte hoje do ritual de beleza feminino e da busca pela autoestima. A mulher de hoje quer mostrar a sua pele, lisa e bem cuidada. O momento da depilação é de grande intimidade e merece cuidado especial. Com isso, foi surgindo uma demanda de profissionais da área e a profissão de depiladora foi ficando cada vez mais comum e necessária. A tarefa desse profissional não se resume a retirar os pelos indesejáveis da pele. É preciso habilidade em diversas técnicas, cuidados com a saúde, postura ética, renovação do conhecimento e da experiência, pois, diariamente, novas técnicas são desenvolvidas e novos produtos são lançados.

A profissão de depiladora cresce na mesma velocidade que a busca pela autoestima e pelo bem estar

No Brasil, é a área da beleza que mais cresceu nos últimos anos. Esse cenário promissor tem contribuído para a formação de um número cada vez maior de novos profissionais. A profissão foi regulamentada por meio da Lei nº 12.592/2012, promulgada em 18 de janeiro de 2012.

A partir daí, surgiu o Dia Nacional do Profissional da Beleza, entre eles a Depiladora, comemorado no mesmo dia de promulgação da lei. Para as depiladoras, amantes da profissão, é um orgulho ter um dia destinado a profissão. Michele Keith, depiladora técnica da Depyl Action, 1° rede de franquias especializada em depilação do Brasil, está na profissão há 5 anos e diz que o primeiro passo para ser uma depiladora é gostar do que faz.

"O ato de depilar alguém exige que você queira e saiba como entrar na intimidade da cliente. Além disso, é preciso ter a técnica da depilação, ter uma boa postura, ser comunicativa, mas sem falar demais e saber acolher a cliente, afinal, é preciso entender que nem sempre é fácil esse momento de intimidade. Por isso, precisamos ouvir e entender o que ela quer", afirma.

Michele conta que, poder contribuir para que as pessoas se sintam mais bonitas e com a auto estima em dia é gratificante. "Saber que eu contribuo para esse momento, para esse resultado, com certeza é gratificante. O que me deixa mais feliz no meu trabalho é superar a expectativa da minha cliente. Todas chegam querendo um bom resultado, e conseguir superá-lo com um atendimento de excelência, é maravilhoso", completa.

Renata Nunes, também depiladora da Depyl Action, no ramo há quase 3 anos, acredita que para ser uma boa depiladora, além de gostar da profissão é preciso ter dedicação e saber ouvir a cliente. "Me sinto realizada ao fazer com que as pessoas se sintam bem e mais bonitas".

Sobre a Depyl Action

Com o aumento da exigência dos clientes por profissionais qualificados do ramo de depilação, é preciso fazer diferente. Há 15 anos, Danyelle Van Straten, diretora executiva da Depyl Action, percebeu que a depilação era fator fundamental no ritual de beleza e que não podia ser só mais um serviço oferecido, na maioria das vezes, no fundo dos salões de beleza e optou por padronizar os serviços, criando a 1° rede de franquias especializa em depilação no Brasil.

A Depyl Action é focada na valorização e do bem estar e por isso, entende a depilação como um ato de higiene e autoestima. A rede nasceu em 1997, mas sua história começou com a fabricação de ceras depilatórias no ano de 1983. Seu conhecimento do mercado de depilação, portanto, soma três décadas. A comercialização da cera em farmácias, supermercados, salões de beleza, lojas de cosméticos e feiras abriu as portas de um então mercado potencial e resultou na criação da rede de franquias pioneira em depilação no Brasil. Tanta experiência possibilitou à rede tornar-se profunda especialista do universo da beleza, o que contribuiu para a construção de uma marca sólida, adorada por clientes, franqueados e colaboradores. A Depyl Action já possui hoje em sua rede de franquias quase 90 lojas em todo o Brasil e duas unidades na Venezuela.

SuperAgendador.Com - Sistema online para salões de beleza, clinicas e esmalterias.

Comentários