Esqueci a senha

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail abaixo que enviaremos
um link para criação de uma nova senha.

Blog

Aqui no Blog do SuperAgendador compartilhamos conhecimento. Não apenas sobre nossa plataforma, mas também dicas valiosas para seu negócio.

12abr 2018

Outras

Engajamento de clientes

Engajar clientes: essa é uma das metas que você deveria perseguir dentro da sua estratégia de marketing — digital ou não. Sendo assim, é preciso pensar em estratégias que não só façam o seu negócio ser lembrado, é preciso pensar em formas de fazer o seu cliente se apaixonar pela sua marca e pelo que você oferece.

 

1. Vá além dos produtos

O que torna sua marca diferente das outras? Por que sua empresa é única? O que leva um cliente a adquirir seu produto ou serviço e não o do concorrente? A verdade é que os consumidores de hoje buscam mais que qualidade e preço justo. Eles também buscam causas para apoiar. Por isso, compartilhe valores com os quais eles possam se identificar.

Independentemente se sua empresa é especializada em produtos veganos, se é comandada por mulheres ou se, movida por alguma razão particular, tem como missão fazer o melhor produto do mundo, o importante é que os consumidores estejam cientes desses valores. Então não deixe de compartilhá-los.

2. Marque presença nas redes

Hoje em dia, marcar presença nas redes sociais não é mais uma opção, é quase uma obrigação. E isso não vale só para e-commerces, ok? Além de facilitar a divulgação e o compartilhamento da marca, as redes sociais funcionam como pontos de encontro com o público, permitindo que você interaja e troque ideias com clientes já convertidos e também com pessoas apenas interessadas.

Mas, atenção, isso não quer dizer que você tem que manter um perfil em cada rede social existente. Até porque, aliás, algumas são direcionadas a nichos muito específicos de público. Uma página no Facebook, no entanto, já é indispensável. Depois de criar seu perfil, faça um planejamento das postagens. Entenda que tipo de conteúdo funciona em cada plataforma e a atualize com regularidade para engajar clientes.

3. Conheça seu cliente

Entender o perfil do consumidor é requisito básico para poder planejar suas ações de marketing e aumentar o engajamento. A partir do momento em que você sabe quem são seus clientes, também saberá quais são suas maiores dúvidas e necessidades. Dessa forma, pode desenvolver conteúdos que trarão um retorno melhor dentro da sua estratégia.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, entrar na mente do consumidor não é um bicho de 7 cabeças. Basta analisar cuidadosamente as estatísticas de suas redes sociais, promover enquetes e conferir pesquisas de mercado. Com o tempo, ainda é possível incluir dados de histórico de compras e interações para conhecer melhor seu público. Mostre interesse pelo universo de seus clientes e eles terão interesse por sua marca!

4. Mantenha-se bem informado

Não tenha dúvida de que é importante estar sempre por dentro das novidades para engajar os clientes. E não estamos falando somente das inovações do mundo do marketing ou do seu segmento de negócio!

Fique de olho no noticiário, nos filmes do momento e até nos memes mais compartilhados nas redes sociais. Dessa maneira, você será capaz de sair da caixa e entender melhor as necessidades de seus clientes. Isso sem contar que conseguirá criar conteúdos mais relevantes e alinhados com a realidade dos consumidores.

5. Esteja disponível para ouvir o cliente

Por maior que seja seu cuidado com toda a operação da empresa, falhas acontecem. Por isso, é fundamental facilitar a comunicação para ouvir sugestões e reclamações. Ofereça atendimento ao cliente em diversas versões: telefone, e-mail, chat ou até pessoalmente. Permita que o consumidor entre em contato da maneira que se sentir mais confortável, sem encarar minutos de espera para ter a atenção que merece.

Esteja preparado para atender a demanda e procure resolver os problemas de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades do usuário. Dessa forma, você mostra profissionalismo e responsabilidade e, mesmo em meio a falhas, tem a chance de encantar o consumidor.

Comentários